segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia Mundial da Saúde celebra o "Urbanismo e Vida Saudável" em 2010

A importância crescente da complexidade das condições de vida nas cidades levou a OMS a escolher o tema Urbanismo e Vida Saudável para comemorar o Dia Mundial da Saúde em 2010. A escolha do tema também retoma e reforça o chamado e as propostas de ação para fazer frente aos desafios da saúde urbana que foram levantados há 18 anos na Agenda 21, aprovada em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco92).
A disponibilidade equitativa e a qualidade das infraestruturas, dos serviços e dos espaços públicos condicionam nossa relação diária com o ambiente e os equipamentos urbanos. Os riscos da exposição às diferentes formas de violência, as capacidades para o exercício dos nossos direitos, a amplitude de opções e de estímulos para diferentes comportamentos e estilos de vida, nos situam no ambiente social das cidades. Nossa renda e oportunidades de educação, de formação e exercício da cidadania nos posicionam nas relações com as estruturas de poder e de inclusão social. Essas e outras dimensões e condições de vida nas cidades convergem e interagem dinamicamente e se conformam como determinantes sociais da saúde.
As condições de vida nas cidades influem decisivamente em muitos aspectos da saúde individual e coletiva. Os entornos físico, social e de governança que envolvem a vida dos indivíduos, das suas famílias, das comunidades e da população em geral podem facilitar ou prejudicar as condições e opções que contribuem para uma vida saudável. A região da América Latina e Caribe é a mais urbanizada do mundo com uma população de 400 milhões vivendo em cidades. É também a região mais desigual do planeta, com cerca de 200 milhões de pessoas vivendo em situação de pobreza, uma grande parte delas em condições de vida precárias. A urbanização constitui também um desafio para a saúde pública.

Fonte de Informção - BIREME

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...