quarta-feira, 10 de novembro de 2010

LILACS comemora 25 anos

Como mais importante índice bibliográfico da produção científica e técnica regional, a LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) completa 25 anos no dia 29 de outubro de 2010. O índice comemora sua história de efetiva contribuição para o aumento da visibilidade, acesso e qualidade da literatura científica e técnica na região.
A data representa o início da produção da LILACS, em 1985, que significou uma mudança radical para a região, ampliando o alcance do conhecimento científico em saúde publicado nos países no âmbito nacional, regional e global (mais sobre a história da LILACS). Além disso, iniciou o desenvolvimento das capacidades nacionais no controle bibliográfico da ciência produzida pelos países.

Desde sua concepção, a LILACS é desenvolvida de forma descentralizada e é resultado hoje da colaboração de cerca de 800 instituições, de 19 países. Atualmente a LILACS indexa mais de 800 revistas científicas, supera o total de 500 mil registros de artigos, monografias, trabalhos de congressos, teses, documentos governamentais e não-convencionais, incluindo links para textos completos.

Coordenada pela BIREME/OPAS/OMS, a LILACS está disponível em acesso livre e gratuito na rede BVS, complementando índices internacionais como MEDLINE e Web of Knowledge.

LILACS ganha impulso em metodologia e tecnologia

No marco dos 25 anos da LILACS, foi lançado no dia 20 de outubro o novo Portal da LILACS [http://lilacs.bvsalud.org/] durante a XIII Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde, evento no contexto do XVI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), no Rio de Janeiro, RJ. O portal disponibiliza temas em destaque, guia rápido de pesquisa, links úteis sobre a LILACS, e números sobre a abrangência da rede atualizados semanalmente.

Outro destaque é que, desde o mês de agosto, o envio dos registros da rede SciELO para a LILACS passou a ser automático agilizando a chegada desses conteúdos para os usuários. Esta atividade faz parte da iniciativa LILACS-Express, que disponibiliza para pesquisa os dados de descrição bibliográfica e também o acesso ao texto completo de cada registro. Enquanto isso, o centro responsável pela indexação do periódico faz a revisão dos registros e os completa com a atribuição de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

Também no âmbito das comemorações, se destaca a realização do primeiro curso à distância sobre a Metodologia LILACS, realizado em maio de 2010. A atividade ampliou geograficamente a participação de bibliotecários e está em processo de distribuição para que os participantes possam replicá-la (leia mais).

O marco recente de meio milhão de registros na LILACS, atingido em meados de novembro de 2009, aponta para a perspectiva de continuar a ampliar e facilitar a contribuição por parte dos Centros Cooperantes para o índice, principalmente por meio da iniciativa LILACS-Express. A expectativa é que isto fortaleça o repositório LILACS, sobretudo com a promoção da adoção de políticas de acesso aberto por parte das revistas indexadas na LILACS.

Também como perspectivas para a LILACS, sua metodologia deverá contribuir para o projeto de registro de ensaios clínicos no contexto do projeto OpenTrials (saiba mais) e em breve discutirá também recomendações sobre conflitos de interesses por meio do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil (mais informação).

Fonte de Informação: PSI BIREME

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...