quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Guia da BVS 2011 está disponível para consulta

Está disponível a versão para consulta pública do Guia da BVS 2011 - documento de referência que reúne e sistematiza informação e conhecimento que expressam o estado de desenvolvimento da rede Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), em seus fundamentos conceituais, metodológicos e operacionais. A rede BVS é coordenada pela BIREME/OPAS/OMS desde o ano 1998.


O guia atualiza a versão anterior (de 2005) registrando e socializando avanços da BVS. Para garantir a construção coletiva e participativa neste processo de atualização, a BIREME instituiu um grupo de trabalho em fevereiro de 2010, que contou também com a participação da diretoria, gerências e demais colaboradores em níveis de supervisão e técnico. A gerência de Produção de Fontes de Informação (PFI), que tem Lilian Calò como gerente, liderou o processo.

O grupo de trabalho foi coordenado por Abel Packer, então Diretor da BIREME contando com a colaboração de Agnes Soares (na ocasião, em Projetos Especiais e, atualmente, na área de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental da OPAS/OMS), Cláudia Guzzo, supervisora de Monitoramento de Instâncias e Projetos BVS (MIP/PFI), Luciano Duarte, supervisor de Fontes de Informação Referenciais (FIR/PFI), Patrícia Santos, supervisora de Comunicação (CEI/GA) e também com Paula Xavier, coordenadora da BVS História e Patrimônio Cultural da Saúde (BVS HPCS), como representante de uma instância regional.

A revisão e atualização do Guia da BVS partiram da análise de documentos de referência sobre a BVS e de entrevistas com os colaboradores da BIREME para subsidiar a definição sobre a estrutura e conteúdo de sua nova versão (veja links relacionados abaixo).

Após a pesquisa e o levantamento de conteúdos, um grupo de trabalho iniciou a etapa de redação do Guia da BVS 2011, tradução para os idiomas espanhol e inglês e revisão. A etapa foi concluída com a publicação do documento para consulta pública, inicialmente por parte de todos os colaboradores da BIREME e em seguida para a Rede BVS.

Em seguimento à etapa de consulta pública, o guia está publicado em http://guiabvs2011.bvsalud.org/ para avaliação e validação por parte de todas as instâncias geográficas, temáticas e institucionais da BVS. O período para comentários da rede está aberto de 30 de novembro a 6 de janeiro de 2011. Em seguida será feita a análise e incorporação de aportes ao guia. A previsão é de que a versão final do Guia da BVS 2011 seja publicada no final de fevereiro de 2011.

Guia da BVS contribui para fortalecer a construção coletiva da BVS

A BVS é uma rede de gestão da informação, intercâmbio de conhecimento e evidência científica em saúde, que se estabelece por meio da cooperação entre instituições e profissionais na produção, intermediação e uso das fontes de informação científica em saúde, em acesso aberto e universal na Web.

A rede BVS está em constante desenvolvimento e renovação de suas metodologias e aplicativos, sempre orientados a fortalecer seus princípios conceituais fundamentais. Neste sentido, se faz necessária a síntese periódica do seu estado de desenvolvimento com o objetivo de situar e avançar em direção a novos patamares de operação e equalização de todas as instâncias geográficas, temáticas, institucionais e biográficas que constituem a Biblioteca Virtual em Saúde.

O Guia da BVS 2011 reflete esta síntese na sistematização das experiências e lições aprendidas nos 12 anos de existência da BVS e sua apropriação como modelo de gestão da informação pelos ambientes de planejamento, gestão, pesquisa, educação, serviços e atenção à saúde.

Assim, o Guia é uma importante fonte para socialização da informação e, a partir da sua apropriação, contribui para a construção coletiva do conhecimento sobre a BVS.

A função do Guia da BVS é documentar e registrar os princípios conceituais que orientam o desenvolvimento e apropriação da BVS enquanto estratégia, modelo e marco de trabalho, assim como os procedimentos metodológicos para sua operação, incluindo-se as redes sociais, de conteúdos, de ambientes aprendizes e informados, redes associadas e redes de instâncias.

O propósito do Guia da BVS 2011, compreendido como o manual de referência da rede, é orientar a sua disseminação, adoção e atualização no desenvolvimento e operação das instâncias geográficas, temáticas, institucionais e biográficas da BVS. Os objetivos principais do Guia da BVS 2011 são:

• Socializar o conhecimento sobre a BVS de forma equânime para toda a rede BVS;
• Constituir-se como manual de referência da BVS, por meio da atualização dos seus fundamentos conceituais e operacionais;
• Contribuir para o desenvolvimento da BVS como um bem público, orientada a criação e fortalecimento das capacidades e infra-estruturas nacionais de informação técnica e científica, com o objetivo de prover acesso equitativo ao conhecimento e evidências científicas atualizadas.

* Com a colaboração de Paula Xavier, BVS HPCS

Links relacionados

Estão entre os documentos consultados para o Guia da BVS 2011:

Critérios para a avaliação dos portais da BVS. Comitê de Avaliação de BVS. Novembro de 2008. http://bvsmodelo.bvsalud.org/download/bvs/modelo-avaliacao-BVS-20081124-pt.pdf

Informe de Avaliação da BVS em seus 10 anos de operação. Grupo de Trabalho para Avaliação da BVS. São Paulo: BIREME/OPAS/OMS, setembro 2008. http://bvsmodelo.bvsalud.org/download/bvs/informe-bvs-10-anos-2008-pt.pdf

Packer, A. L., ed.; Castro, E. de. Biblioteca Virtual en Salud, São Paulo, BIREME/OPS/OMS, 1998. (http://www.bireme.br/bvs/por/entresp.htm)

Packer, Abel Laerte. A construção coletiva da Biblioteca Virtual em Saúde. Interface Comun. Saúde Educ; 9(17): 249-272, mar.-ago. 2005. ilus. (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000200004&lang=pt&tlng=pt)

Guia BVS 2005

Modelo da Biblioteca Virtual em Saúde

Fonte de Informação: PSI Bireme

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...