terça-feira, 7 de junho de 2011

Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais de Saúde será no RJ

A Organização Mundial da Saúde (OMS) promove de 19 a 21 de outubro de 2011, a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde (WCSDH), no Rio de Janeiro, com o apoio do Governo Brasileiro.

A conferência reunirá os Estados Membros da Organização e outros atores com intuito de desenvolver apoio às políticas nacionais que abordam os determinantes sociais da saúde para reduzir as desigualdades no setor. Especificamente, o evento orienta os participantes a fortalecer o compromisso político dos Estados Membros e a compartilhar as experiências e conhecimento técnico sobre como abordar os determinantes sociais da saúde.
A abertura da conferência acontece na tarde do dia 19 e contará com as presenças de Dilma Rousseff, Presidenta do Brasil; Alexandre Padilha, Ministro da Saúde; e Margaret Chan, Diretora-Geral da OMS.

Alguns dos temas a serem abordados:

- o apoderamento do governo frente às causas fundamentais das desigualdades de saúde: a execução da ação nos determinantes sociais da saúde;

- a função do setor da saúde, inclusive programas de saúde pública, ao reduzir desigualdades de saúde;

- promoção da participação: liderança da comunidade para a ação nos fatores determinantes sociais; - a ação global nos fatores determinantes sociais: prioridades de alinhamento e interessados diretos;

- monitoramento do progresso: medição e análise para informar as políticas sobre os fatores determinantes sociais;

Participantes

A conferência servirá de catalisador para a coordenação dos esforços por parte dos governos nacionais, os organismos internacionais, as instituições acadêmicas e organizações da sociedade civil na luta contra as desigualdades de saúde. Espera-se a participação de 800 pessoas, inclusive os delegados de saúde e outros setores; as organizações da sociedade civil, os acadêmicos, o setor privado; e representantes da OMS e outras organizações das Nações Unidas e organismos internacionais.

Antecedentes

O relatório final da comissão da OMS sobre os Determinantes Sociais de Saúde (CSDH) disponibilizado em 2008 enfatizou a importância de determinantes sociais de saúde na redução das desigualdades de saúde. O relatório também deu ênfase à importância fundamental de promover um movimento global para atuar nos determinantes sociais com objetivo de reduzir as distâncias de saúde entre países e dentro de cada país no curso de uma geração.

Ao considerar e respaldar as conclusões do relatório da Comissão, a Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio do 2009 solicitaou à OMS que convocasse um evento global para discutir novos planos para abordar as tendências alarmantes de desigualdades de saúde através da abordagem de determinantes sociais de saúde.

Acesse aqui os links relacionados ao evento

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Secretaria da Conferência pelo e-mail sdh@who.int

Fonte: OMS

Matéria relacionada:

A BVS e os Determinantes Sociais da Saúde (DSS)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...