terça-feira, 23 de agosto de 2011

A ciência em discussão na universidade

A Universidade de São Paulo (USP) deu início nesta quinta-feira (18/8) às “Conferências USP”. Coordenadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, as conferências foram agrupadas em dez temas gerais, distribuídos em todas as áreas do conhecimento, e serão realizadas anualmente de 2011 a 2013, nas dependências da universidade.

O tema específico de cada uma das dez conferências anuais será definido por um comitê coordenador e variará todos os anos. Além das dez conferências anuais, também será realizada anualmente uma conferência especial da Pró-Reitoria da USP, cuja temática não está relacionada a nenhuma das áreas do conhecimento definidas para as dez conferências regulares.
O tema da conferência especial de 2011 será “Conferência USP sobre o Mar”. Já o tema das edições de 2012 e 2013 será “Conferência Internacional em Cooperação com a Universidade de Toronto”, prevista para ser realizada conjuntamente com a universidade canadense em 2012, no Brasil, e em 2013, no Canadá.

De acordo com Marco Antônio Zago, pró-reitor de pesquisa da USP, as “Conferências USP” têm o objetivo de fazer com que a universidade reassuma o seu papel central na discussão sobre a ciência e a tecnologia, que hoje se tornou responsabilidade quase que exclusiva de sociedades científicas e profissionais.

“Salvo algumas exceções, de modo geral as universidades têm se afastado um pouco ou não têm se envolvido profundamente na questão que é mais fundamental para elas, além da educação, que é promover a discussão sobre a ciência e a tecnologia”, disse Zago.

“Isso não exclui nem vai contra outras iniciativas, como congressos, reuniões científicas e seminários que são promovidos por instituições, como a FAPESP, que têm promovido uma grande quantidade de eventos para discutir questões da ciência e que resultam em importantes programas e acordos de pesquisa. Mas a universidade também precisa reassumir essa função”, disse Zago à Agência FAPESP.

Segundo ele, os recursos para a realização do ciclo de conferências até 2013 já estão garantidos, e a meta é transformá-lo em uma tradição na USP.

A primeira conferência do ciclo, sobre Química e Ciências da Terra, termina nesta sexta-feira (19/08), no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

Com o tema “Ano Internacional da Química para um mundo melhor”, a conferência integra as comemorações do Ano Internacional da Química, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, na sigla em inglês).

Para discutir sobre a contribuição da química para o bem-estar da sociedade, os organizadores do evento convidaram como conferencistas cientistas de grande renome internacional na área, entre eles os prêmios Nobel de Química Richard Schrock, Ada Yonath e Kurt Wüthrich.

Os três também vieram ao Brasil para participar da Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre “Produtos Naturais, Química Medicinal e Química Orgânica”, realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), modalidade de apoio da FAPESP.

“Fizemos um trabalho em conjunto com os organizadores da ESPCA sobre Química para que alguns dos pesquisadores que deram aulas magnas durante a Escola, que é um fórum fechado e voltado para estudantes, também pudessem proferir conferências plenárias para um público mais amplo. Com isso, conseguimos que a Conferência USP contasse com a participação de três prêmios Nobel de Química”, disse Luiz Henrique Catalan, professor do Instituto de Química (IQ) da USP e coordenador do evento.

Entre os pesquisadores brasileiros que também participam como conferencistas está Sérgio Henrique Ferreira, professor da USP, campus de Ribeirão Preto, que descobriu a bradicinina. O evento também conta com a participação de pesquisadores de outros países da América Latina.

O evento está sendo transmitido ao vivo pela internet em iptv.usp.br

O tema da conferência de 2012 em Química e Ciências da Terra deverá discorrer sobre Geociências.

A próxima Conferência USP será em 26 de setembro. Com o tema “Desafios da globalidade: as assimetrias da sociedade internacional”, o evento terá como conferencista Celso Lafer, professor titular da Faculdade de Direito da USP e presidente da FAPESP.


Fonte de Informação - Agência FAPESP

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...