segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Última chance para participar do Concurso AFIP

Termina no dia 27 de agosto o prazo de inscrições para o Concurso AFIP’2010. Residentes e/ou estagiários interessados em concorrer à vaga no Curso de Quatro Semanas da Armed Forces Institute of Pathology, em Washington D.C., nos Estados Unidos, e passagem aérea gratuita, devem enviar à SPR dois casos completos e patologicamente comprovados que ilustrem adequadamente a correlação Radiologia/Patologia.


É indispensável que o interessado tenha participado do Curso AFIP, realizado durante a JPR’2010, além de estar em atividade na residência médica ou estágio em Radiodiagnóstico. Para confirmar a participação, o candidato deve também apresentar um ofício em que um docente ou responsável pelo serviço assegure conhecer os casos apresentados e autorize a doação do material à SPR e ao AFIP.

Intercâmbio – No curso, que tem por objetivo aplicar os princípios da correlação anátomo–patológica na interpretação de estudos de imagem, os jovens radiologistas fazem uma ampla revisão em imagem radiológica. Para Dr. Henrique Carrete, coordenador do Curso AFIP da JPR, a atividade realizada nos Estados Unidos durante quatro semanas, é característico. "O Curso Afip é único; não há nada parecido no mundo inteiro, seja na Europa ou no restante da América. Trata–se de uma atividade que apresenta de forma muito intensiva e próxima do aluno a correlação anátomo–patológica", enfatiza Dr. Carrete.

De acordo com o radiologista, o curso oportunidade internacional contribui na complementação da formação do residente. "Geralmente, eles viajam no 3º ou 4º ano de residência, o que dá uma lapidada no conhecimento. Seguramente, o curso ajuda depois a fazer a prova de especialista, além do contato com a língua inglesa, extremamente importante", explica.

Confira as regras a seguir e programe–se para não perder o prazo de inscrição!

Regulamento para apresentação de casos no Concurso AFIP

a. Texto em português descrevendo: história clínica, hipótese diagnóstica, relato clínico, evolução, diagnóstico confirmado, diagnóstico(s) diferencial(is) e desfecho final do caso. A Comissão Avaliadora ainda valorizará as referências bibliográficas presentes no trabalho, visto que a premiação é realizada em parceria com uma instituição que promove a pesquisa.

b. O texto deve ser entregue impresso, em arquivo Word ou outro editor de texto. O mesmo arquivo deverá estar num CD a ser entregue à SPR.

c. No mesmo CD deve haver também uma apresentação em PowerPoint, apresentando de forma didática e organizada o caso apresentado.

d. Pede–se ainda que em ambas as apresentações sejam inseridas as imagens ilustrativas do caso, demonstrando a correlação Radiologia/Patologia (radiografias, TC, US, RM, MN, angiografias etc) com setas e legendas.

e. Também devem ser entregues com o trabalho ou inseridas nas apresentações imagens ilustrativas da macroscopia e/ou microscopia, em dois slides, representando: fotografia do espécime; ou fotografia da endoscopia/laparoscopia etc; ou fotografia intra–operatória; ou fotografia da necropsia. Essas imagens também devem conter setas e legendas.

f. Material da anatomia patológica, como slide da lâmina ou blocos (parafina) de tecidos e/ou tecido, podem ainda ser adicionados ao trabalho.

g. É proibida a identificação dos pacientes em qualquer uma das imagens ou exames nas apresentações. O autor que desrespeitar essa norma poderá ser desclassificado.

h. O autor do trabalho deve estar atualmente em atividade na residência médica ou estágio em Radiodiagnóstico e apresentar um ofício em que um docente ou responsável pelo serviço assegure claramente conhecer os casos apresentados, autorizando a doação de todo o material enviado à SPR e ao AFIP.

Fonte de Informação: Sociedade Paulista de Radiologia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...