terça-feira, 3 de maio de 2011

Portal do Software Público

O Portal do Software Público superou no dia 12/04/ a marca de 100.000 usuários válidos, antes mesmo de alcançar 4 anos de existência. O anúncio foi realizado durante o Congresso Medetel, evento de telemedicina que ocorre na cidade de Luxemburgo [http://www.softwarepublico.gov.br/news-item179]. A SLTI-Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação prevê uma série de entrevistas, depoimentos e novidades para comemorar o alcance das 100.000 pessoas.
A experiência brasileira do software público foi apresentada na Conferência Med@tel - Internacional e-Saúde, Telemedicina e Fórum TIC aplicado à Saúde. O evento ocorre no Centro de Exposições na cidade de Luxemburgo e tem a duração de três dias. O Brasil conta com representantes da área médica e de tecnologia da informação-TI e os mesmos estão participando das atividades paralelas do evento, que discutem como a TI pode apoiar na melhoria do setor de saúde no mundo.


A palestra sobre o software público ocorreu ontem no primeiro dia do evento, durante a III Conferência Internacional de e-Saúde nas Economias Emergentes, organizado pela Organização Não Governamental GNU Solidário. A ONG lidera o processo de desenvolvimento do software Medical que se prepara para chegar ao Brasil em parceria com o Portal do Software Público. Durante a palestra foi anunciado pelo coordenador do Portal, Corinto Meffe, a marca de 100.000 usuários válidos que participam do ambiente.

Cesar Brod, um dos fundadores da cooperativa Solis e membro do comitê organizador da Conferência Latinoware, apresentou o histórico do software livre no Brasil, desde a organização do primeiro Fórum Internacional de Software Livre no Rio Grande do Sul no ano 2000 até o momento atual que passa por experiências positivas de uso do SL no setor público, privado e nas ONGS, dando destaque para o modelo adotado pelo software público. Brod disse que "o modelo desenvolvido no Brasil foi capaz de preservar o retorno financeiro das empresas, conseguir adesão dos usuários e ao mesmo tempo conjugar os interesses desses diferentes atores, construindo um verdadeiro ecossistema colaborativo".

Luis Falcón, fundador da GNU Solidário, ao fazer a abertura do evento destacou o uso da solução de saúde Medical na Argentina, na Nigéria, no Paraguai e diversos outros países do Eixo-Sul. Falou sobre a parceria com a Universidade das Nações Unidas para disseminar a solução Medical pelos países emergentes. Falcón anunciou que o software Medical deve estar disponível em português ainda neste ano.

Informações sobre as duas Conferências podem ser obtidas no endereço http://www.iweee.org/2011-luxembourg/es/. A Conferência Med@tel encerra amanhã.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...