sexta-feira, 13 de maio de 2011

Inicio da Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020

Atendendo a convite do parlamento brasileiro, a OPAS/OMS no Brasil, representada por seu Coordenador da Unidade Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental, compôs a mesa técnica da “Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro”, instância suprapartidária do Congresso Nacional que têm como objetivo a redução de mortes e lesões do trânsito das cidades e rodovias brasileiras.


O Evento, realizado Câmara dos Deputados em 6 de Abril de 2011, foi marcado como a manifestação do parlamento e da sociedade brasileira em favor da Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, proclamado pelas Nações Unidas, com especial empenho da Organização Mundial de Saúde e suas representações regionais.

Na ocasião, o Dr. Diego González, coordenador da UTDSSA, lembrou da trajetória percorrida desde novembro de 2009, quando, atendendo a uma solicitação da Assembléia Geral das Nações Unidas, o Governo da Rússia sediou a Primeira Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária

O grupo reunido na Rússia fez um forte apelo em favor do enfrentamento do grande e crescente impacto do acidentes de trânsito e, ao fim dos trabalhos convidou a Assembléia Geral da ONU de declarar uma Década de Ação para a Segurança no trânsito 2011-2020 – clamor prontamente atendido pelas Nações Unidas de e apoiado pela OMS e OPAS, que identificam nos acidentes de trânsito um grave problema de saúde pública e equidade social.

A Década de Ação foi oficialmente proclamada pela ONU em Março de 2010, trazendo a proposta de estruturação de planos nacionais estruturados em pilares básicos, quais sejam:

- Fortalecimento da Gestão da Segurança no Trânsito;

- Infra Estrutura veicular adequada;

- Segurança Veicular;

- Comportamento e segurança dos usuários;

- Atendimento ao trauma, assistência pré-hopitalar, hospitalar e à reabilitação;

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...