terça-feira, 31 de julho de 2012

Eleições CBR: entrevista com Dr. Henrique Carrete Jr.


Qual sua motivação para se candidatar ao posto de presidente da mais importante instituição representativa dos médicos especialistas em radiologia e diagnóstico por imagem?

Dr. Henrique Carrete Jr. – O que mais me anima é o reconhecimento e apoio incondicional demonstrados por inúmeros colegas de todo o país, que de algum modo não estão satisfeitos com a situação atual, e que veem em mim a possibilidade de resgate dos laços de respeito, credibilidade, amizade, colaboração e valorização entre nós especialistas. Possuo uma ligação muito forte com o CBR, que se iniciou há mais de uma década, quando comecei a frequentar volun­tariamente as suas reuniões semanais, até passar a integrar diversas de suas comissões e, mais recentemente, ocupar o cargo de 1º secretário. Esta experiência é também um fator essencial na motivação a me candidatar.


De modo breve, por favor, fale sobre algumas propostas de sua chapa.

Dr. Henrique – Retomaremos o caminho de fortalecimento do CBR como entidade representativa de todas as modalidades da radiologia e diagnóstico por imagem, através do diálogo, de um relacionamento construtivo com entidades de especialidades parceiras, da construção de consensos e de uma gestão profissionalizada.

Retomaremos a bandeira da valorização do Titulo de Especialista junto aos órgãos competentes, fontes pagadoras e público em geral. É fundamental que a população usuária dos exames de imagem saiba da importância do especialista para a sua saúde e para tanto precisamos de ações mais eficientes que fortaleçam a nossa imagem. A Defesa Profissional trabalhará na proteção de nossas atividades e na valorização do Ato Médico frente a interesses contrários à especialidade, lutando pela melhoria da remuneração numa ação conjunta com as demais entidades médicas.

Pretendemos revigorar e fortalecer os programas de qualidade do CBR, sempre buscando privilegiar aqueles que exercem a especialidade com qualidade, honestidade e respeito frente a seus pacientes, vinculando estas ações a uma remuneração justa e correspondente a todo investimento pessoal e material de cada um de nós.

O forte viés científico da nossa chapa não é por acaso. São muitas as propostas de investimento na formação, reciclagem e atualização dos nossos especialistas. Pretendo promover uma ampliação do Programa de Educação Continuada (PEC) a distância, que foi por mim desenvolvido durante a gestão do Dr. Tramontin, quando idealizamos o Curso de Ultrassonografia online. Aliás, vamos dinamizar esta importante ferramenta de educação continuada que é a internet, fundamental num país de dimensões continentais, e atualmente pouco explorada. Pretendemos promover fóruns de discussão, arquivos didáticos de casos, destaques de publicações, guias de boas práticas e, muito importante, disponibilizar um maior número de artigos/ revistas científicas para os associados. Retomaremos também com energia o processo de indexação da nossa publicação científica, a Radiologia Brasileira. O CBR deve voltar a investir na inclusão da revista no Medline, tão fundamental para nossos especialistas e centros de formação. Finalmente, espero ver o Congresso Brasileiro de Radiologia no calendário dos grandes eventos internacionais da especialidade e para isto há muito o que investir e estamos preparados para esta missão.

Como o senhor está se preparando para atender ao desafio de estar presente e atuante na representação do CBR frente a enorme demanda que este cargo exige?

Dr. Henrique – Com muita serenidade e dedicação, pensando dia e noite nas responsabilidades e no que posso fazer para termos um CBR melhor para todos. Estou preparado para uma agenda diária no CBR. Mas não estou sozinho neste desafio, e confesso que tenho a sorte de ter ao meu lado profissionais altamente qualificados no país todo, dispostos a trabalhar conosco neste projeto.

Como o senhor vê as atividades científicas do CBR e o que o senhor pretende trazer de novidades para os associados?

Dr. Manoel de Souza Rocha, candidato à diretoria científica – O CBR precisa se firmar como o órgão máximo de incentivo ao aprimoramento profissional do radiologista. As nossas propostas incluem:

• Melhoria do Congresso Brasileiro de Radiologia:
– Adotar cursos baseados na discussão de casos e na apresentação de como realizar diversos procedimentos.
– Valorizar o palestrante brasileiro. Os professores internacionais atuarão em aulas de técnicas ainda não disseminadas em nosso meio.
– Comissão científica permanente que ficará responsável pela programação do Congresso anual e dos cursos regionais.
• Ensino à distância:
Utilizar todas as ferramentas para disponibilizar acesso eletrônico a aulas e a arquivo didático de casos. Criar um curso teórico para o residente de Radiologia transmitido pela internet.
• Cursos de Atualização:
Realizá-los em estados que menos comumente sediam eventos da espe­cialidade, abordando temas que real­mente interessam ao público local.
• Revista Radiologia Brasileira:

Estimular a produção científica para publicação nos serviços com residência.

Como o senhor vê a Defesa Profissional do CBR e quais ações a serem tomadas para manter a defesa da especialidade?

Dr. Alfredo Wallbach, candi­dato à diretoria de defesa pro­fissional – Com certeza, o que foi feito nessa área até agora foi muito pouco. Nossas propostas são:

• Resgatar com as entidades hospitalares, privadas e filantrópicas, o antigo relacionamento e juntar forças na luta por valores justos pelos procedimentos que realizamos.
• Criar um “arquivo central” de informações que afetam nossa atividade, como leis, normas, regulamentos, decisões, etc. oriundas de entidades governamentais, CRM, entidades médicas e órgãos de classe, com a participação das assessorias jurídicas do CBR, AMB, Fenaess, etc. de forma a colaborar com a atividade dos membros do CBR, divulgando nas publicações do CBR e sociedades regionais.
• Fazer presença permanente com políticos da Frente da Saúde no Congresso na defesa de nossos interesses.
• Mobilizar a opinião pública a favor do médico contra o aviltamento dos preços dos procedimentos médicos.
• Retomar negociação com planos de saúde por reajustes justos nas tabelas e eventualmente assessorar, como no passado, as entidades, com as quais mantemos bom relacionamos, no tocante a normas no uso de exames, protocolos etc.
• Estimular as sociedades regionais a atuar na defesa profissional e unificar as ações de luta em todo o país.
• Batalhar pela reunificação da classe radiológica na defesa de interesses comuns e desestimular a concorrência desleal e autofágica.

Um comentário:

Camila disse...

Lei entrevista inteira e eu acho que o doutor é muito respeitado e muito profissional. É muito importante cuidar da nossa saúde e fazer exames anuais. Eu tenho que fazer alguma pesquisa e estou à procura de um hospital de radiologia no centro. Eu queria saber o que era o melhor hospital. obrigado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...