quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Alzheimer poderá ser tratado após descoberta de mutação genética



Cientistas descobriram uma mutação do gene TREM2, que tem relação com o Alzheimer. A doença, atualmente, é incurável, mas acredita-se que a descoberta vai permitir entender seu funcionamento e desenvolver tratamentos e intervenções. A pesquisa foi realizada por duas equipes internacionais independentes e obteve o mesmo resultado em ambas.

A equipe  de pesquisadores com base na Grã-Bretanha, Canadá e Estados Unidos, utilizou dados de 25 mil pessoas, enquanto a da Islândia, utilizou dados de 2.261 idosos deste país. De acordo com as pesquisas, pacientes idosos com Alzheimer sofrem de três a quatro vezes mais com a mutação do gene TREM2, em comparação com aqueles que não tem a doença.

A combinação de fatores ambientais e hereditários também influenciam para o desenvolvimento do Alzheimer. A doença é caracterizada pelo acúmulo de placas e emaranhados no tecido cerebral. Em pessoas sem a enfermidade, as moléculas inflamatórias do sistema imunológico ajudam a eliminar este acúmulo antes dele se transformar em um problema. Os cientistas afirmam que, com a descoberta, poderão desenvolver novos medicamentos para controlar o gene e evitar a interferência na resposta inflamatória.

Fonte de Informação - Info Exame

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...