terça-feira, 13 de novembro de 2012

Descoberta de proteína vai permitir criar exame único para diagnóstico do câncer



Uma pesquisa em fase inicial, desenvolvida por cientistas britânicos do Instituto Gray de Oncologia e Biologia da Radiação, resultou na descoberta da proteína gamma-H2AX, encontrada em tumores de pulmão, pele, rins e bexiga. Ela é produzida como um reação do organismo ao DNA danificado e, acredita-se que, com a evolução desse estudo, vai ser possível criar um exame único para auxiliar no diagnóstico precoce de vários tipos de câncer.

Os testes foram realizados em ratos e identificaram, semanas antes de aparecerem, caroços em estágio inicial que dariam origem à doença. O exame único também pode ser usado para calcular doses específicas da radioterapia. Entretanto, apesar das expectativas por parte de pacientes e estudiosos sobre o assunto, o processo ainda se encontra em estágio preliminar.

No estudo, os cientistas utilizaram um anticorpo para a proteína gamma-H2AX para possibilitar sua busca dentro do organismo. A partir da aplicação de pequena quantidade de material radioativo, é possível identificar a presença do câncer. A formação de um acúmulo de radiação em determinado ponto do corpo pode indicar que seja o início da formação de um tumor.

Fonte de informação: Portal UOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...