segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Especialistas revelam mitos sobre o câncer



Sabemos que o câncer é uma doença assustadora e, em boa parte, leva o paciente à morte. Porém, muito do que se fala ainda é enigmático e cercado de mitos. Alguns exemplos, como usar sutiã com arame, ou que o cigarro faz mal e o charuto não, ou quem toma anticoncepcional há anos, ou mesmo quem não desgruda do celular, ainda não foram provados cientificamente como causadores da doença.

Uma lista (em espanhol) com as falsas crenças mais discutidas sobre o câncer foi publicada pelo Departamento de Saúde do governo da região autônoma da Catalunha e o Instituto Catalão de Oncologia, em Barcelona. Segundo resultados do estudo, entre 5% a 10% dos casos da doença apresentam uma predisposição hereditária reincidente em várias gerações de uma mesma família.

O estudo mostrou, também, que o sobrepeso ou a obesidade após a menopausa, o sedentarismo e o excesso de consumo de álcool são fatores que influenciam para o desenvolvimento do tumor de mama.

Confira alguns mitos da doença, divulgados por especialistas do Hospital A. C. Camargo, em São Paulo:

* O câncer é hereditário? Em partes. Só uma minoria é. Existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis a fatores ambientais que podem provocar a doença.
* O câncer é contagioso? Não. No entanto, alguns vírus oncogênicos, ou seja, capazes de produzir a patologia, podem ser transmitidos por meio do contato sexual, de transfusões de sangue ou seringas contaminadas ao injetar drogas.
* Todo tumor é câncer? Não. O tumor corresponde ao aumento do volume observado em qualquer parte do corpo. Se houver crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia, que pode ser benigno ou maligno.

Veja mais mitos aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...