segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Exames combinados melhoram índices de sobrevivência do câncer de mama



Um novo estudo, publicado no The Journal of Clinical Oncology, revelou que exames anuais combinados de ressonância magnética, mamografias e exames de mama, em mulheres com alto risco de câncer, podem detectar a doença em estágio inicial e, consequentemente, salvar vidas.

A pesquisa foi feita com 2.157 mulheres na Holanda e descobriu que 93% das pacientes continuavam vivas após seis anos de acompanhamento. Esta margem supera os 74% obtidos em estudos anteriores.

A ressonância magnética não detecta todos os tipos de câncer, por isso mulheres com alto risco de desenvolver a doença devem também fazer a tradicional mamografia. Especialistas afirmam que quanto mais cedo o problema é descoberto, maiores são as chances de cura.

O estudo traz uma esperança para a qualidade de vida de mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama, já que muitas pacientes eram submetidas à mastectomia profilática (remoção do seio) como medida de prevenção.

Em casos excepcionais, como o de mulheres portadoras de mutações genéticas do tipo BRCA, os pesquisadores recomendam a realização de ressonância magnética duas vezes por ano.

Fonte Portal da Radiologia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...