quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A importância da Pesquisa e Ensino no Serviço de Diagnóstico por Imagem

Hoje, qualquer empresa envolvida com diagnóstico por imagem e principalmente no segmento de ressonância magnética, que deseja atingir um nível de qualidade superior e melhorar seu posicionamento competitivo no mercado, necessita investir constantemente no aprimoramento dos seus profissionais incentivando atividades de ensino e pesquisa.

Outrora restrita ao meio acadêmico, a pesquisa expandiu-se naturalmente nas mais diferentes áreas. No cotidiano de toda empresa, surgem desafios, para os mais diversos cargos, e a pesquisa científica auxilia todo profissional a superá-los.
A pesquisa científica é um dos grandes diferenciais que conferem ao Setor de Diagnóstico por Imagem uma posição de destaque no setor da saúde. Toda e qualquer pesquisa científica tem benefícios diretos e indiretos ao pesquisador, à instituição que o apóia, e a população em geral.

Diretamente, os resultados do trabalho específico sobre o qual se debruça o pesquisador, podem ser especialmente interessantes para a empresa que o contrata ou mesmo em sentido lato. Por exemplo, se um físico, analisando condições meteorológicas e de radiação, descobrisse uma forma de detectar precisamente até onde e quando a radiação das usinas japonesas chegaria, após terremoto recente, levaria um indiscutível bem estar a toda a população e uma maior valorização econômica e social da empresa e do pesquisador que nela atuou.

Indiretamente, todo pesquisador desenvolve em si o espírito investigativo, o interesse de buscar respostas para diversos problemas de forma objetiva, criteriosa e crítica, traçando formas de provar prováveis hipóteses sobre questões que coloca a si mesmo ou a ele colocadas. Assim, além de prazerosa, posto que proporciona um maior conhecimento sobre nós mesmos, na medida em que aprofundamos conhecimento sobre algo que nos atrai, podemos ainda dizer que a pesquisa é a chave para o sucesso de qualquer projeto.

Pesquisa e ensino não podem caminhar separados. O constante investimento na formação acadêmica é uma condição necessária para a formulação e desenvolvimento de projetos científicos.

É preciso que empresas e profissionais sejam estimulados a buscar soluções para os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano através da integração ensino-pesquisa. Esta integração de conhecimentos visa também, sempre, enriquecimento profissional e pessoal, incluindo uma otimização das relações de trabalho, fortalecendo-nos em nossas respectivas áreas de atuação ao abrir-nos para o desafio previsto e flexibilizar-nos para desafios imprevistos que o dia-a-dia nos impõe.

Luís Carlos Carnielo

Fonte de Informação - FIDI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...