quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Comunicação?! Todo Mundo Usa!!!

Todos nós tentamos transmitir ao mundo nossa forma de pensar e sentir, través de sons, palavras, gestos, entonações e posturas, mas com tantas características e modos de expressão diferentes como dar forma a informação de modo que ela possa ser amplamente compreendida e atinja alguma finalidade pré-definida?

Esse é o campo e estudo da COMUNICAÇÃO.
A própria palavra por si só nos dá a dica, “comum ação”, “com única ação”, sua ortografia nos passa a idéia de ato unificado, de ação conjunta, de troca de informação e compartilhamento de símbolos e linguagem.


De fato uma comunicação só é bem sucedida se quem transmite e quem recebe a mensagem estiverem alinhados, falando a mesma linguagem, entrando em sintonia num processo de troca de informação. Qualquer situação diferente disso gera ruídos e promove conflitos e barreiras de comunicação.

Comunicação é mais do que gerar e transmitir informações, também trata da forma como essas são coletadas, armazenadas, recuperadas e organizadas. Sempre haverá a possibilidade da equipe ficar sobrecarregada por exigências de comunicação, desde relatórios às reuniões mal planejadas que tomam mais tempo do que o devido.


Isso evidencia que mais do que um fator técnico, uma boa comunicação também é fator de motivação e produtividade.


A comunicação é feita através de Palavras, Símbolos (verbais, não-verbais e gráficos) e Signos, combinados de maneira estruturada para atender ao desafio de fazer com que a mensagem seja entendida. Essa idéia deve ser uma pedra angular para o ato se comunicar, pois evidencia muito além de estruturas e ferramentas, nos dizendo de quem é a responsabilidade pelo sucesso da comunicação. Se o desafio é se fazer entender, cabe a quem transmite a mensagem fazer com que quem a receba a decodifique e entenda de forma correta.

A mensagem deve ser processada de maneira oportuna e apropriada, de forma clara, objetiva e com detalhes suficientes uma vez que nada está implícito. Não podemos ser bem sucedidos numa comunicação se imaginarmos que o receptor da mensagem vai captar detalhes importantes que não foram devidamente evidenciados.

Comunicar gera transparência e credibilidade, mas devemos cuidar para não sobrecarregarmos nossos parceiros com informações excessivas.


Uma comunicação eficaz é feita no formato correto, tempo adequado e direcionada ao impacto necessário, ao passo que uma comunicação eficiente se atém a fornecer somente as informações necessárias. A combinação dessas duas premissas é uma trilha certa para economias de tempo, dinheiro, para trabalhar a satisfação das partes interessadas, gerenciar conflitos, promover credibilidade e gerar o registro necessário para retroalimentar de informações seus processos (PDCA).

Comunicação é inevitável e útil, vale a pena planejá-la e promove-la da forma adequada.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...