sexta-feira, 28 de setembro de 2012

29 de setembro: Dia Mundial do Coração


Idealizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o apoio da Federação Mundial do Coração (World Heart Federation, WHF), o Dia Mundial do Coração tem como objetivo sensibilizar a opinião pública sobre a prevenção de doenças cardiovasculares por meio de exames médicos, exercícios físicos, caminhadas, corrida, fóruns científicos, exposições, apresentações teatrais, festivais e torneios esportivos.

Celebrado mundialmente no dia 29 de setembro, o tema deste ano ”Um Mundo, Uma Casa, Um Coração“, escolhido pela WHF em parceria com a OMS, pretende alertar sobre o fato de doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC) também acometerem mulheres e crianças.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) informa que as doenças do coração não seguem um padrão geográfico, de gênero ou de condição econômica ou posições sociais específicas. As doenças cardiovasculares, segundo a OMS, são a principal causa de morte em todo o mundo, responsáveis por ceifar 17 milhões de vidas por ano.

As atividades organizadas pela OMS a cada ano pretendem conscientizar a população sobre métodos para minimizar os fatores de risco, tais como manutenção do peso corporal e a realização de exercícios regulares controlados.

Para mais informação sobre o Dia Mundial do Coração, consulte os documentos disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Redes Associadas:

  • Estudos sobre doenças cardiovasculares na América Latina e no Caribe na última década: http://goo.gl/WSLmd
  • Estudos sobre doenças cardiovasculares e atividade física na América Latina e no Caribe na última década: http://goo.gl/uXBZO
  • A base de dados LILACS indexa nove revistas do Brasil na área de cardiologia, três das quais estão na coleção SciELO Brasil, e duas em Medline (base de dados da National Library of Medicine) – Arquivos Brasileiros de Cardiologia e Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, as quais estão também indexadas no Journal Citation Reports (Web of Knowledge,Thomson Reuters), com fatores de impacto em 2011 de 0.880 e 1.239, respectivamente.

A Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) trabalha para promover programas que ajudem os países a evitar esta condição em suas populações. A mudança de hábitos não é imediata, e por este motivo é necessária ação a nível regional de apoio a promoção da saúde e prevenção de doenças que variam desde sua detecção até o controle dos fatores de riscos específicos.

Fonte de Informação - Bireme

Um comentário:

Anônimo disse...

Todos temos que realizar atividade física, ter uma boa alimentação e também ir a um centro de cardiologia para prever doenças cardiovasculares, mas a verdade é que estamos sempre correndo dum lado ao outro e não cuidamos da nossa saúde como corresponde.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...