sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Controle de qualidade nos mamógrafos visa melhorar serviços de diagnóstico por imagem



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que os mamógrafos do país deverão passar por controle de qualidade. Segundo ele, atualmente, este processo não é realizado. As novas regras, criadas por um comitê de especialistas e por representantes dos conselhos de secretários estaduais e municipais de saúde, visam melhorar o acesso a serviços de diagnóstico por imagem.



Padilha afirmou que o governo também pretende incentivar cursos de capacitação prática, onde o foco é a qualidade do resultado do exame. O IPmed oferece o curso técnico Controle de Qualidade em Mamografia, cujo objetivo é preparar profissionais para executar ações de forma adequada no setor, assegurando excelência em imagens. “Oferecemos a construção de conhecimento de todo o processo relacionado à área radiológica ao ensinar e transferir conteúdos técnicos, científicos e éticos, garantindo um bom trabalho na área de imagem e tornando o atendimento humanizado” diz Dr. André Yui Aihara, Diretor Técnico do IPmed.

Em 2012, uma auditoria mostrou que 15% dos mamógrafos do SUS estavam inutilizados. O Sudeste detém 44% dos equipamentos em funcionamento. Porém, dos 1514 aparelhos existentes, 419 trabalham em baixo ritmo ou apresentam defeitos. Para o ministro, a manutenção deve ser constante, o que facilitará o acesso das mulheres aos exames.

O diagnóstico precoce do câncer de mama é indispensável para um tratamento eficaz e as mulheres, a partir dos 50 anos, devem realizar a mamografia de dois em dois anos. Este câncer é o segundo entre o sexo feminino e a taxa de mortalidade é de 40%, principalmente por causa da descoberta tardia.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...